Cork: O Castelo de Blarney

07:21 , 0 Comentarios


Uma viagem por mais um destes lugares fabulosos do mundo, conhecer um tesouro na cidade de Cork - o Castelo de Blarney. Trata-se de uma fortificação medieval localizada próximo ao rio Martin. Acredita-se que foi inicialmente uma estrutura de madeira, então substituída por uma fortificação de pedra. Esta, foi totalmente arrasada em 1446 e, reconstruída por Dermot McCarthy, rei de Munster. Agora restaram algumas salas e muralhas, parcialmente em ruínas. Um belíssimo ponto turístico na República da Irlanda


Há muitas histórias e lendas por trás do Castelo e da Pedra de Blarney. Uma delas envolvendo a deusa Clíodhna. Parece que o construtor do Castelo de Blarney, estava envolvido em uma ação judicial, apelou para a assistência de Clíodhna. Ela disse que MacCarthy deveria beijar a primeira pedra que encontrasse na manhã a caminho do tribunal, e ele assim fez, o resultado foi que ele soube ser bastante eloquente e ganhou o caso. Assim, dizem que a Pedra de Blarney pode transmitir "a capacidade de enganar, sem ofender." 

20111205-jardim.jpg

Em outra lenda, um rei de Munster salvou uma velhinha que estava se afogando. Ela o recompensou com um feitiço: se ele beijasse uma pedra do topo de um castelo, conquistaria o poder da palavra e, com isso, conseguiria tudo. 

Em torno do castelo há maravilhosos jardins, onde podem ser encontradas árvores e pedras muito antigas. Flores, muitas flores. As formações rochosas naturais possuem nomes fantásticos, tais como Círculo Druid, Cave Bruxa, Escadaria de Wishing etc. 

20111205-blarneycasa.jpg
O castelo teve vários donos antes de ser comprado (1700) por Sir James St. John Jefferyes, então governador da cidade de Cork. Membros da família Jefferyes construíram uma mansão nas proximidades do Castelo de Blarney - a Casa Blarney, com vista para o lago.


É no alto do castelo que está uma das mais famosas rochas do mundo - a notável Pedra da Eloquência, mais conhecida como a Pedra de Blarney. Milhões de pessoas já passaram por lá somente para beijar a pedra Blarney, incluindo políticos importantes, grandes nomes da literatura mundial, e lendas do cinema. 
20111205-pedrab.jpg


Antigamente, não existia proteção para realizar esta façanha física, o que apresentava risco a integridade física das pessoas. Quem se arriscava, era apenas agarrado pelos tornozelos. Reza a lenda que ao tentar beijar a Pedra Blarney, um homem cai para sua morte. Investigações revelaram que não foi um acidente, mas assassinato, as botas do homem foram sorrateiramente lubrificadas antes da tentativa. 

Para beijar a pedra você precisará sentar-se de costas para ela, alguém deverá segurar seus pés; então, você segura nas barras de ferro, se inclina para trás e para baixo. Você deve abaixar-se até que sua cabeça fique no mesmo nível do local da pedra onde você deve beijar... Conseguiu? Pronto. Agora tens o dom da eloquência.


Intercambista temporariamente morando neste país verde e apaixonado por suas histórias. Facebook

0 comentários: